quinta-feira

Pegadas Ecológicas



                                            



            No mundo em que vivemos, o ritmo de industrias está cada vez mais acelerado e compulsivo, um mundo tão descontrolado que animais tem se tornado objetos, plantas e arvores vivem a nossa mercê, um lugar onde a humanidade destrói tudo e ainda espera ser respondida positivamente. Tentamos controlar o mundo ao nosso redor, prever catástrofes, moldar as coisas à nossa vontade, mas onde isso estará nos levando, onde toda essa estabilidade aparente está nos liderando? São com essas perguntas , que foi criada a pegada ecológica ( do inglês, ecological footprint), criada em 1992 pelo professor e ecologista William Rees. Atualmente a pegada ecológica é utilizada como fonte de informações sobre nosso estilo de vida próprio, muitas vezes as pessoas não sabem o mal que estão causando ao meio ambiente, e é ai que a pegada ecológica nos influencia.

          Ao fazer o teste da pegada ecológica, fiquei realmente muito surpresa com o resultado. Por sempre reciclar o lixo e tomar grande parte de atitudes tidas como saudáveis para o meio ambiente nunca pensei que minhas aquisições fossem causar tamanho impacto no meio ambiente. Se todos vivessem no mesmo estilo de vida que eu seria necessário um planeta e meio (aproximadamente) regenerado-se a cada ano, o que me fez parar para refletir sobre os meus gastos , o que essa minha pegada estaria deixando para as próximas gerações, e quantas outras pessoas possuem uma pegada igual a minha?


           Qual medidas poderíamos tomar? esta pesquisa me fez repensar no que faço com o planeta, sempre acreditei levar uma vida ecológica reciclando , com aquelas dicas de desligar as luzes, fechar a torneira, mas vendo dessa maneira, posto em gráficos noto que é bem mais do que essas atitudes, esse é o minimo que devemos fazer para ''agradecer'' nosso planeta, nós é que devemos co-existir com o planeta, natureza e seus domínios e não ao contrário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário