domingo

Física, Energia.





                  Sabemos que em termos de elementos naturais o Brasil possui um dos maiores acervos mundiais, possuindo florestas, variedades de Fauna e Flora, vastas bacias hidrográficas e uma localização geográfica privilegiada. O investimento aplicado em fontes de energia renováveis, ou por se dizer, limpas tem um custo alto, porém ,  um retorno de duas formas : através do meio ambiente, da sustentabilidade e 
financeiro, pois após o investimento há também um retorno financeiro. Para incio dessa experiencia não precisaríamos parar de vez de consumir energia da fonte que estamos habituados, e sim utilizarmos como saída alternativa, como um algo a mais.
                  Energia Limpa pode ser conceitualizada em, um tipo de energia que não prejudica o meio-ambiente, e é extraída de fontes mais naturais e alternativas possíveis, também não produzem gases residuais que viriam a prejudicar a camada de ozônio e o ar ao nosso redor. Atualmente, cerca de 20% da energia gerada e consumida no mundo são provenientes de fontes limpas (dados de 2011).

                  Podem ser tomadas como exemplos as seguintes fontes de energia:


                                        Energia Solar:  
É a captação da energia térmica e luminosa do Sol, os raios solares passam por um dispositivo eletrônico que transforma em uma energia utilizável nos afazeres diários comuns, tais como acender luzes ou aquecer a água. Suas vantagens são a produção de energia sem a menor poluição do meio ambiente, com o passar do tempo o investimento em modos de aprimorar essa fonte vem crescendo, não necessita de manutenção e em países tropicais, como o nosso, a energia pode ser gerada em todo o território. Em outra mão, existem também algumas desvantagens , tais como o custo alto e as formas de estocamento que dificultam a adoção dessa fonte como padrão.
                                                          Energia Eólica: 
Gerada a partir da força dos ventos, a energia Eólica vem sido utilizada desde os tempos antigos, ao mover barcos com um impulso nas velas e em moinhos. No Brasil, essa energia já vem sendo utilizada, tendo o Rio Grande do Sul como o atual maior produtor do país, localizado em Osório,RS.O parque possui a capacidade de gerar 150 MW. A produção não gera nenhum gás poluente ou que gere efeito estufa e o terreno pode ser compartilhado com a pecuária ou agricultura. No entanto, se não for feito um mapeamento da região onde deseja-se montar um parque eólico passa a ser uma fonte pouco confiável já que depende das correntes de ar para funcionar.

                                                          Biocombustível :

O biocombustível ou o também chamado agrocombustível é a fonte de energia produzida através de uma origem não-fóssil, ou seja , não emissora de gases poluentes. Normalmente originada de alguma planta, tais como : cana de açúcar, mamona, milho, babaçu... Existem vários tipos de biocombustíveis, e podem ser produzidos de uma forma que não agrida a natureza. O biogás, é o mais conhecido, feito na base de gás metano, dióxido de carbono e matérias orgânicas é utilizado como combustível para maquinas ou automóveis

                                                       


Energia das Marés:



Energia maremotriz é o modo de geração de energia através da utilização da movimentação da água dos oceanos, provocada pelas marés. O Brasil começou a pouco tempo a explorar essa fonte de energia limpa instalando catalisadores e laboratórios no litoral do Ceará, que foi elegido o primeiro ambiente para essa experiência pois é privilegiado com uma localização de ventos fortes na orla, o que gera nem sempre ondas grandes, mas sim ondas constantes. Nosso país possui um território que abrange  9.198 km de terreno litorâneo e certamente se tornaria um produtor notável caso decidisse apostar mais nessa fonte de energia.

2 comentários:

  1. Você mostrou muito bem os diferentes tipos de energia e de uma forma bem clara, e ainda facilitou o entendimento com as imagens. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ficou um texto com simples entendimento e com bastante informações. Parabéns, a clareza junto com as imagens ajudaram muito. Abraços...

    ResponderExcluir