A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas diversidades, e a vida em geral. O seu surgimento, desenvolvimento e estruturas principais, A biologia nos introduz cinco reinos de seres vivos: Monera dos unicelulares e procariontes (como as ciano bactérias), Protista dos unicelulares e eucariontes (como as algas gigantes e amebas), Fungi dos multicelulares e não móveis (Como bolores e cogumelos), Plantae dos mais desenvolvidos que possuem processos mais complexos como a fotossíntese e eucarióticos e multicelulares (como musgos, algas, samambaias...) e por último o Reino Animalia com seres eucarióticos, multicelulares e móveis (como os insetos, répteis, anfíbios, mamíferos, vermes...). Por estudar a vida e suas formas, a Biologia possuí uma gama vasta de ramificações em seus estudos, e o mais fascinante é que todas elas de uma forma ou outra se encaixam em nosso cotidiano.Podemos listá-los e passar a percebê-los no dia-a-dia:
A Botânica, a palavra tem origem na Grécia,''Botané'', que significa ''planta,erva'' e unida ao verbo ''Boskien'' ,ou seja, alimentar.Essa é a rama da Biologia que estuda a formação,as doenças, a distribuição,a classificação,a estrutura e a evolução das plantas . Até pouco tempo atrás a botânica era considerada uma subdivisão da medicina, mas com seu aprimoramento e introdução constante em nossas vidas, se tornou uma área mais especifica da Ciência diante de sua amplitude. O estudo da botânica é imprescindível pois por serem usadas com fins farmacológicos podem ser facilmente confundidas uma com as outras. Gerando usos indevidos ou algumas vezes confusões que pode ser perigosas para a saúde do paciente. O reconhecimento e estudo das plantas nos geram outro fator positivo, que é o observar a sua formação e estrutura ,nos possibilitando assim de compararmos com os de outros seres vivos.
A Zoologia, a palavra que se forma em "zoo" (animal ) ; "logia" (estudo) , concentra-se no estudo geral do Reino Animalia e também em cada espécie especificamente*. Os animais estão mesclados a nossa vida de uma maneira inimaginável. Alimentamos-nos, nos curamos , pesquisamos e os criamos. Sempre há pesquisas feitas com a ajuda de células, antídotos feitos com seu veneno. Sejam para companhia ou para transporte, pode-se considerar uma das ramificações mais presentes em nosso dia a dia.
A Genética, Pesquisa sobre nossos genes, características e hereditariedade. A genética nos relaciona com o nosso passado, e estabelece um padrão de ''acontecimentos'' em nossa árvore Genealógica, como por exemplo, casos em que a família tem um histórico de membros Albinos ou gêmeos. Nos define através de nossas heranças, herdadas de nossos pais e avós, esse estudo nos esclarece questões que muitas vezes nos perguntamos, como de onde se originaram nossas características, tal como cor de pele,olhos,cabelos, etc. E não apenas isso, a genética pode também ser útil ao nos alertar de um histórico de doenças familiares; nos deixando cientes de nossas probabilidades , doenças essas como : problemas cardíacos, de pele, Síndrome de Down ( doença mais popularizada e pesquisada nos últimos tempos), asma...
A Oceanografia, era até pouco tempo atrás, não tão popularizada, quanto é agora, existe até mesmo faculdades focadas apenas nisso. Esse é o estudo que é direcionado aos oceanos, rios, a vida marinha* (como havia sido citado em zoologia, é um desses o foco em uma espécie especifica) e até mesmo no clima. Podemos com essa ramificação, prever catástrofes como Tsunamis e Terremotos observando alterações nas freqüências do mar. A oceanografia é importante pois com seu auxilio podemos voltar ao assunto principal : Preservar. Estudando e entendendo o ritmo dos animais que ali vivem poderíamos desenvolver um novo ciclo de caça e reposição que permitiria que os animais marinhos ( como baleias , tartarugas ) não sofressem tanto, alguns pesquisadores a muitos anos atrás disseram a seguinte frase ''animais de sangue frio não sentem dor'', e foi aí que começou uma morte desenfreada de peixes,e por ignorância, na época, foi se explorando sem limites o resto do mar.O que não deixa de ser um fato sem baseamentos reais, pois não existem estudos que afirmem que esses animais não sentem dor, e também se não sentissem, a oceanografia existe para nos mostrar o quanto nosso meio ambiente depende desse equilíbrio, e que matar dessa forma nos auto-prejudica de formas indiretas.
A Agricultura é a ênfase nas descobertas sobre o plantio, as tendências de crescimento e o comportamento das plantas alimentícias e de arvores frutíferas em massa. O seu estudo vem muito antes Da revolução industrial e onde era denominada “Agricultura Arcaica”, pois o seu plantio e método eram simples e não envolvia quase ou nenhuma preparação para o solo ou preocupação com as futuras safras que teriam que crescer em um solo extorquido. Com o passar do tempo a tecnologia foi avançando e junto com ela até mesmo as áreas rurais, que viraram adeptas de meus industriais de plantio baseado em pesquisas de tempo em que uma planta levava para germinar, florescer e enfim dar os seus frutos. Foi pensado e inventado meios de controlar as pragas, diminuir as chances de a planta bichar, e até aumentar o tamanho com os agrotóxicos, mas será mesmo que esse conhecimento está sendo bem aplicado? Quando pensamos em frutas e legumes, automaticamente nos lembramos que para elas ficaram coloridas e grandes, nem sempre é por um meio natural, lembramos de "agrotóxicos" e "vegetais transgênicos", talvez seja a hora dos pesquisadores dessa área, encontrar uma maneira de usar esses "remédios" em uma quantidade moderada.
Adorei saber sobre Oceanografia, seria muito interessante se os pesquisadores deste ramo descobrissem este ciclo, onde animais marinhos não sofressem. A introdução também esta muito boa, mostrando-nos o que é a biologia ao todo. Parabéns!
ResponderExcluir